quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os Seis Visitam o Solar

É com enorme prazer que o Projeto de Extensão e Pesquisa Pirandello Contemporâneo, através do Laboratório de Criação e Investigação da Cena Contemporânea, apresenta:

OS SEIS VISITAM O SOLAR

O que nos move? O QUE HÁ DE URGÊNCIA EM NÓS? Como nossos corpos vivenciam a experiência capital dos SEIS personagens de Pirandello? A experiência traumática do incesto?

O que os SEIS tem a nos revelar? O DESEJO BRUTAL de reviver na CARNE a memória de alguma coisa que aconteceu em algum lugar, em algum tempo. A vontade dos SEIS em materializar suas experiências evoca a nossa própria existência, evoca tudo que há de humano em nós.

Sob a direção de Martha Ribeiro e a partir do estudo da peça "Seis personagens à procura de um autor", de Luigi Pirandello, os performers apresentam o espetáculo que desbrava todos os dramas dos SEIS personagens vivos, buscando um diálogo entre as experiências interiores e a vivência do texto teatral. Os fatos descritivos não interessam, mas sim os desejos que passam pelo corpo. Não se trata de informação, mas de vivência, que tanto pode provir da reminiscência de algo que vivemos ou de algo que ouvimos, e que se aderiu em nossa pele. O que interessa é a memória-corpo ou o corpo-memória, os afetos.


Se a problemática do incesto no autor é inegável - sua esposa, mentalmente perturbada, o acusara de afetos incestuosos em relação à filha - não nos interessa aqui os aspectos psicológicos do conflito, mas a sexualidade, os corpos decadentes, o desejo, a dor, a tortura, o prazer, O TRAUMA. Tudo de concreto que perpassa pelo CORPO.

A pesquisa se proprõe a questionar os limites de gênero.





Nenhum comentário:

Postar um comentário